
O Cine Educa Bonito é uma mostra de cinema que promove o diálogo entre educação e cultura, utilizando o poder transformador do audiovisual. Seu principal objetivo é despertar o interesse por produções audiovisuais, enriquecendo o desenvolvimento escolar dos estudantes da região do agreste central de Pernambuco.
Além disso o projeto colabora com a profissionalização do setor audiovisual local, oferecendo oficinas de capacitação nas escolas públicas e formação com professores. Com sessões de cinema ao ar livre, o Cine Educa Bonito proporciona momentos de entretenimento e lazer, aproximando as tradições populares locais por meio de apresentações culturais.

Foto: Xande Produções
A cidade
Bonito se localiza a 130km da capital, Recife. Possui 37 mil habitantes e seu território está na zona de transição entre o agreste central e a zona da mata pernambucana, dotando o munícipio de exuberante natureza, mananciais e quedas d’água famosos.
A cidade, que já colhe frutos no turismo, agora se prepara para receber uma mostra de cinema que promete movimentar o agreste central pernambucano com exibições de filmes e documentários, palestras educativas, debates sobre cultura e muito mais.
A mostra
Apesar de certo desenvolvimento econômico alcançado nas últimas décadas, o agreste central de Pernambuco é carente em políticas e ações culturais que beneficiem a população.
A mostra surge como espaço de difusão da cultura cinematográfica na região e fomenta a produção de audiovisual em contextos escolares por meio de oficinas de formação e capacitação.
A mostra também busca ser um espaço de interação e múltiplas linguagens, para isso, a curadoria artística irá apresentar uma série de ações culturais integradas com as exibições.

Programação diversificada
A mostra possui uma programação ampla e diversificada, servindo de epicentro para onde convergem diversas atividades econômicas produzidas localmente, além de ser uma ação cultural que beneficia população local e visitantes.
1
Exibições públicas
Filmes, documentários, animações e outros produtos audiovisuais vão ocupar 4 dias de exibições em praça pública acompanhadas de apresentações culturais de grupos locais.
2
Sessões educativas
Sessões de cinema e atividades educativas e de conscientização irão ocupar 2 dias de agenda intensa. As sessões educativas terão uma agenda voltada para as escolas públicas e privadas da região.
3
Oficinas e formação
Como forma de fomentar a produção audiovisual local serão oferecidas palestras e oficinas de formação com estudantes das escolas públicas e capacitação pra membros da comunidade.